A velocidade de propagação do novo coronavírus e os impactos dele no corpo humano despertam dúvidas de como o vírus também pode se comportar em animais. Apesar de até agora nenhuma pesquisa científica ter comprovado que a Covid-19 pode ser transmitida de animais para humanos, não é desconsiderado que eles possam ser infectados e possam ficar doentes. Para esclarecer essas e outras dúvidas da população com relação à doença em animais, o Hospital Veterinário Universitário (HVU) criou um canal de atendimento para fornecer informações aos donos de pets: é o Disk Pet Covid-19.
Apesar de responder questões especialmente sobre cães e gatos, o canal explica a relação da Covid-19 com qualquer outro animal. Segundo o responsável, Saulo Tadeu Lemos, docente do Programa de Residência Uni e Multiprofissional de Medicina Veterinária da UFSM, o objetivo é colaborar com a área da saúde, preservar os animais e evitar o abandono. “O foco é nos cães e gatos, já que são os mais próximos das pessoas e muitos são criados dentro de casa”, explica.
A equipe do Disk Pet é formada por residentes da Medicina Veterinária, orientados por professores tutores, os quais trabalham em escalas de atendimento em duas linhas telefônicas. Os horários estipulados para responder às perguntas da população são de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábados, das 8h às 13h30. Os telefones para contato são 3220–8257 e 3220–8393.
Conforme o professor Saulo, até o momento não há evidências contundentes de que exista infecção e/ou transmissão do novo coronavírus pelos pets. “A população começou a ter uma espécie de pânico. A Medicina Veterinária trabalha para a melhoria da saúde animal e humana, consequentemente. Os animais desenvolvem papel importante na manutenção da saúde mental das pessoas, que num momento como este pode estar comprometida”, comenta.
Fonte: Agência de Notícia da UFSM
Crédito da foto: Rafael Happke/UFSM