O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) implantará neste mês o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O novo software – desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – promete aperfeiçoar o trâmite de documentos e processos administrativos de forma eletrônica. O sistema é oferecido de graça para instituições públicas e irá possibilitar economia de papel, tempo e transparência nos processos públicos.

A partir do dia 22 de outubro processos cotidianos como solicitação de férias, auxílio transporte, inclusão de dependentes, encaminhamento de memorandos, ofícios, e afastamentos para capacitação passarão a ser feitos por meio deste sistema. Os formulários serão preenchidos dentro dele, e a assinatura eletrônica será disponibilizada.

Trata-se de um sistema intuitivo, estruturado com boa navegabilidade e usabilidade, com implantação em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas. Já são 106 instituições, sendo 56 já implantadas e 50 em fase de implantação.

Na Rede Ebserh, além da sede, em Brasília, já adotaram o software os seguintes hospitais: HUL-UFS, Huab-UFRN, HE-UFPel, Humap-UFMS, HU-UFMA, HU-UFSCar, Huol-UFRN, HU-UFPI. Até o final de 2018, estão previstas outras implantações, que totalizarão 11 unidades hospitalares no ano.

Na Ebserh, a estimativa é que haja uma economia anual próxima a R$ 1 milhão, com a redução de serviços de Correios, impressão, espaço físico, material de expediente, dentre outros.

No HUSM, nos dias 24 e 25 de setembro, o analista de TI da sede, Diego de Almeida, veio esclarecer dúvidas e apresentar o sistema para as chefias do hospital. A partir de agora, TODOS os servidores serão capacitados. Para eles foi disponibilizado um curso online na Escola Virtual de Governo. Além dessa capacitação, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPES) organizou uma agenda de ações presenciais, com caráter introdutório.

Haverá ações presenciais no Auditório Gulerpe quanto ao funcionamento do sistema. Estas capacitações consistirão em Curso Básico disponibilizado pelo TRF4 (criadores do SEI), em formato de vídeo aula de 1 hora e 30 minutos de duração.

 

 

Crédito da foto: Ebserh/Divulgação