Quem passa pela Praça Saldanha Marinho já percebe que o ambiente está tomando forma para a celebração da 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria. E uma festa dessas não poderia vir sem um recorde: pela primeira vez, a Feira vai receber mais de 400 escritores para lançamentos de livros, vindos de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e São Paulo. De 28 de abril a 13 de maio, serão 210 livros lançados. Desses, 33 são infantis. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Cultura anunciou uma mudança na programação já divulgada. O Livro Livre com o líder indígena e escritor Ailton Krenak será em 7 de maio, às 19h, no Theatro Treze de Maio.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, destaca a grandeza da edição de 2023, consolidando a Feira do Livro de Santa Maria como uma das maiores do país. A Feira do Livro de Santa Maria é a segunda mais antiga da América Latina, perdendo de Porto Alegre (na 69ª edição) e na frente da de Buenos Aires.
“A Feira do Livro chega à 50ª edição cheia de grandes números que vão muito além da quantidade de exemplares comercializados. São números que mostram a potência criativa de Santa Maria, e um deles é, sem dúvida, o recorde de mais de 200 lançamentos e mais de 400 autores lançando seus novos livros na Praça Saldanha Marinho. Certamente será uma feira para ficar na história”, afirma.
A abertura oficial das atividades ocorre nesta sexta-feira (28), às 18h, no Theatro Treze de Maio.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTOS DE LIVROS ORGANIZADA POR DATA E HORÁRIO
A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). O evento tem patrocínio de Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
Fonte: PMSM
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação