Entretenimento

A Prefeitura de Santa Maria deu largada ao Mês da Cultura com apresentações musicais no Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho, na noite de quinta-feira (02).

Às 19h, subiram ao palco os músicos Júnior Benaduce e Júlio César Pires Pereira. Eles interpretaram canções gaúchas de autoria de Luiz Carlos Borges, Apparicio Silva Rillo e Antônio Ferreira, como Dentro dos Olhos e Tropa de Osso.

Com uma salva de palmas, os artistas deixaram o palco para dar lugar ao Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Orlando Fonseca. Ele fez referência a Benaduce e Pereira citando que as canções tinham participação de gente relacionada a Santa Maria. Para ele, isso constata que a cidade tem potencial cultural.

“Dificilmente vamos encontrar, no Interior, uma cidade com tantas potencialidades como Santa Maria. Temos que pensar no que podemos fazer com isso. E a programação deste mês demonstra tudo que Santa Maria pode fazer”, disse Fonseca.

Em seguida, a secretária Marta Zanella subiu ao palco, enaltecendo o trabalho da equipe da pasta.

“Mesmo com dificuldades, conseguimos fazer muito. Quando o governo começou, ainda não sabíamos como lidar com elas. Usamos esse tempo para aprender. No segundo ano, sabíamos mais, tomamos iniciativas, mas precisávamos aprender mais. Agora, ainda estamos aprendendo, mas conseguimos tirar projetos do papel. Tudo graças à equipe dessa secretaria. Agora, temos uma programação incrível para o mês da cultura. Tudo isso para Santa Maria”, disse a secretária Marta.

O prefeito Jorge Pozzobom fez questão de dizer que cultura é uma prioridade do governo.

“Tudo tem o seu tempo. Foi um acerto ter escolhido Marta como secretária de cultura. Foi por causa dela que se tornou possível a constituição de uma equipe forte, que realiza. Temos dificuldades sim, admitimos, mas é necessária uma equipe como essa, com uma secretária como essa, que insista apesar delas. E que realize. Vamos fazer mais. Desejo a todos um excelente Mês da Cultura”, comemorou o prefeito.

O Coral Giuseppe Verdi fechou o evento.

Pozzobom discursou durante a abertura do evento. Fotos: Prefeitura/Divulgação

Programação vai até setembro

Agora, até 4 de setembro, o público poderá conferir manifestações artísticas em teatro, circo, música, artes visuais, cinema e literatura. Elas vão ocupar diferentes espaços da cidade. A maior parte das atividades, que reúnem mais de 30 atrações, tem entrada de graça, mas alguns espetáculos cobram ingressos. Confira o calendário abaixo.

Entre os destaques da programação, estão espetáculos no Theatro Treze de Maio, a entrega do prêmio literário Felipe D’Oliveira, a premiação do XLI Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria 2019 e a entrega do Prêmio Amigo da Cultura. Também constam no calendário eventos com ênfase na tradição gaúcha como o Juvenart.

A programação destaca projetos culturais financiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e pelo edital municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Santa Maria. Também vai ocorrer a segunda eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria e a 3ª Conferência Municipal de Cultura.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura