Por intermédio do ministro da Cidadania, Osmar Terra, o Governo Federal destinou o montante de R$ 1 milhão para a Universidade Federal de Santa Maria. A instituição passará a ofertar cursos de qualificação profissional e atividades empreendedoras de cultura, agroindústria e turismo associadas ao Projeto do Geoparque.
O valor foi liberado após um trabalho de articulação de Beto Fantinel, assessor do ministro Terra, e que é natural de Dona Francisca, município da Quarta Colônia.
“Fico muito feliz em estar junto com o ministro Osmar Terra, entregando para a nossa comunidade, esse investimento que é fundamental para que consigamos apresentar o mais breve possível à candidatura do projeto que precisa ser reconhecido pela UNESCO”, afirma Fantinel.
Os cursos serão ministrados à inclusão socioeconômica e produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único no âmbito do Plano Progredir.
Atualmente, existem 147 Geoparques Mundiais em 41 países, e somente um deles está localizado no Brasil.
“Para mim, filho da Quarta Colônia, é uma satisfação poder colaborar com um projeto que conserva e valoriza o patrimônio geológico-geomorfológico do nosso território”, ressaltou Fantinel.
Crédito da foto: Divulgação