A Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), divulgou na noite desta segunda-feira (20), por meio de uma nota oficial, que deram negativo para coronavírus os exames da mulher de 42 anos que morreu na noite de sábado (18), em atendimento na UPA. Rosane Ortiz Moura era natural de Santiago.

A análise dos exames foi realizada com urgência no Laboratório Central (Lacen), localizado Porto Alegre, e os resultados foram informados já nesta segunda-feira.

Abaixo, veja um trecho da nota divulgada pela Sefas:

“A paciente chegou à UPA, na manhã de sábado, com sintomas gripais, como dor de cabeça e falta de ar. O caso evoluiu rapidamente para grave, ela foi levada para o leito de atendimento de emergência, precisou de ventilação mecânica e foi entubada. Por apresentar sintomas característicos da Covid-19, além de quadro de asma e obesidade, a paciente seguiu todo o protocolo de atendimento determinado para a doença.

Ressaltamos que a UPA é uma unidade de referência em possíveis casos de coronavírus. As equipes de saúde da unidade e, também, da Casa de Saúde estão preparadas para recepcionar pacientes com suspeita do caso e realizam todos os protocolos de segurança e atendimento determinados”.

 

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação