Música tradicionalista para valorizar e mostrar, de um jeito diferente, a nossa cultura gaúcha aos pequenos. É assim que o musical infantil Pandorga da Lua conquista os espectadores por onde passa. O espetáculo volta ao palco do Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, nesta quarta-feira (26). O musical canta uma mistura de palavras universais com nossa melodia gaúcha e interage com a criançada, que participa efetivamente do espetáculo.
O Pandorga da Lua traz, na essência da sua montagem, a valorização das nossas tradições e preserva a cultura do Rio Grande do Sul, apresentando ritmos como a milonga, o chamamé e a chimarrita. O projeto traz possibilidades para que os participantes – crianças, pais, educadores – reflitam sobre as palavras e a poesia como instrumento de ensino e educação. As poesias foram escritas pelo poeta e psiquiatra Jaime Vaz Brasil, e as músicas, compostas por Ricardo Freire.
O musical existe desde 2004, e, em 2007, lançou o CD/livro homônimo e foi o ganhador do Prêmio Açorianos de Música na Categoria Infantil.
O musical será apresentado em dois horários: às 15h, agendado para escolas, e às 19h30min, aberto ao público.
A entrada é gratuita e os convites podem ser retirados na bilheteria do teatro.
O espetáculo faz parte do Projeto Palco Treze Infantil, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. Produção e Realização da Chili Produções Culturais.