A primeira concretização de medida compensatória a favor do Município já está a benefício da população. Por meio de parcerias, a Prefeitura coloca em funcionamento as capelas velatórias, localizadas junto ao Cemitério Ecumênico. O complexo, entre a Avenida Liberdade e a Rua Samuel Kruschim, no Bairro Patronato, se dá em função de uma alteração feita em 2018 no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, que possibilita o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria.

A construção das capelas se deu a partir da doação do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, que fez um investimento de cerca de R$ 1 milhão na estrutura. São quatro espaços velatórios, casas de vigília e banheiros. A Prefeitura também investiu no local a partir de um termo de compromisso firmado com a BK Construções. Cerca de R$ 550 mil foram usados na execução da área externa, o que inclui o acesso a essa área, feito pela Avenida Liberdade e pela Rua Samuel Kruschim, estacionamento, calçamento, cercamento e iluminação. A Samuel Kruschim, inclusive, foi totalmente recuperada recentemente pela Prefeitura.

Neste primeiro momento, a Prefeitura realiza a gestão das capelas velatórias em fase experimental. As tarifas relativas aos serviços públicos prestados serão arrecadadas sob o título de receitas de cemitério ligadas ao Código Tributário Municipal. Enquanto isso, está sendo viabilizada uma licitação que permitirá a gestão por uma empresa.

Com o funcionamento do novo espaço, a estrutura junto ao Hospital de Caridade, na Rua Floriano Peixoto, já está desativada. Uma das principais consequências é a resolução dos impactos negativos no trânsito do Centro, resolvendo em definitivo um problema histórico com a dispensação de cortejos fúnebres. Além disso, a nova estrutura garante mais conforto para familiares.

Complexo desafoga o trânsito no Centro e garante conforto aos familiares.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Fotos: João Alves/PMSM