A construção do memorial às vítimas da Kiss deve começar ainda em 2023, segundo o prefeito Jorge Pozzobom. Os recursos para a obra serão oriundos do Fundo dos Bens Lesados do Ministério Público, via governo estadual ou através de recursos próprios do Município. O valor do projeto deve custar cerca de R$ 4 milhões.

Um termo de compromisso para a construção da obra foi assinado por Pozzobom junto à Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). O ato de assinatura aconteceu durante a programação que marcou os 10 anos da tragédia na casa noturna.

“O memorial terá um significado não somente para Santa Maria, mas para o mundo inteiro. Isto será mais um suporte a toda a história destas famílias”, afirmou Pozzobom.

Assinatura ocorreu durante a programação que marcou os 10 anos da tragédia. Foto: Marcelo Oliveira/PMSM/Divulgação

O projeto arquitetônico, que foi escolhido por meio de um concurso do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), prevê um jardim naturalista circular de flores e um auditório. À sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.

“As famílias e os sobreviventes merecem ter este espaço de memória. E ele será à justiça ou à impunidade”, ressaltou Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da AVTSM.