Trânsito

Para dar mais agilizada ao fluxo de veículos em Santa Maria, a Prefeitura começou a implantar a sincronização dos semáforos nas principais avenidas da cidade, popularmente conhecida como “onda verde”.

A instalação dos novos equipamentos nos semáforos da cidade iniciou neste mês de abril. Já receberam os controladores em rede os cruzamentos da Avenida Presidente Vargas com as ruas Floriano Peixoto, Serafim Valandro, Duque de Caxias e em frente ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo; e da Avenida Medianeira com as ruas Floriano Peixoto, Serafim Valandro, Heitor Campos e Barão do Triunfo.

A onda verde consiste na sincronização dos controladores. Os equipamentos recebem o horário de um mesmo satélite no GPS que estará conectado ao controlador semafórico. Dessa forma, os semáforos sinalizam a verde de forma sequencial progressiva, sem atraso. Para que o sistema funcione em plena perfeição, é preciso transitar na velocidade permitida na via.

MELHORIAS NO TRÂNSITO

Conforme o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rossés, ainda há outros fatores essenciais para o bom funcionamento da sincronização, como: interligação em rede, programação semafórica, monitoramento, manutenção e fator humano. Em contrapartida, há fatores prejudiciais, destaca o superintendente.

“Obras, veículos quebrados, acidentes, pontos de ônibus, construções de empreendimentos, grandes eventos, manobras de veículos, entre outras ações, interferem na fluidez viária e devem ser consideradas”, destacou o superintendente.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a instalação dos controladores nas demais vias deve ser realizada até a metade de 2020 (confira, abaixo, quais vias receberão os equipamentos), pois envolve serviços de contagem em campo, adequações do sistema viário, implantação e substituições de equipamentos e aferição do sistema.

Cada um dos controladores tem custo de cerca de R$ 8 mil e foram comprados com contrapartidas e com recursos próprios do Município.

CENTRAL SEMAFÓRICA

Há muitos anos, a Prefeitura de Santa Maria busca instalar a sincronização semafórica, mas, só agora, graças ao empenho e a dedicação do Governo Municipal, foi possível começar este processo que acarretará em significativas melhorias à mobilidade urbana. Dando continuidade a essa iniciativa, o Executivo espera instalar, no próximo ano, a Central Semafórica. O software será uma contrapartida em favor do Município.

Com os sincronizadores instalados nas principais avenidas da cidade, a Central Semafórica conseguirá fazer o controle dos semáforos, além de medir os congestionamentos, o tempo em que as filas permanecem, a quantidade de carros que passam nos cruzamentos, entre outros controles essenciais para o bom funcionamento do trânsito em Santa Maria.

IMPLANTAÇÃO DE SINCRONIZADORES SEMAFÓRICOS

– Eixo 1: Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento

– Eixo 2: Avenida Nossa Senhora das Dores

– Eixo 3: Avenida Presidente Vargas

– Eixo 4: Avenida Nossa Senhora da Medianeira

– Eixo 5: Avenida Borges de Medeiros

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação