A Polícia Civil (PC) deflagrou nesta quinta-feira (20) uma operação de combate aos maus-tratos contra animas em Santa Maria. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos seguintes bairros da cidade: Centro, Itararé e Nonoai. As buscas foram acompanhadas por duas médicas veterinárias e um adestrador.
Em um dos locais foram apreendidos seis filhotes da raça Pitbull. Eles estavam vivendo em local inadequado sem condições mínimas de higiene. Ainda conforme a PC, o lugar funcionava como criadouro clandestino para comercialização de filhotes. Os animais serão encaminhados para adoção.
Já no bairro Nonoai, os policiais apreenderam um cachorro da raça Pastor Alemão. O animal estaria vivendo em péssimas condições de higiene.
Ainda durante a operação, um homem, 36 anos, foi detido. Segundo a PC, ele estava criando quatro cães em péssimas condições de higiene. O homem prestou depoimento na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e responderá pelo crime de maus-tratos aos animais.
Pássaros Silvestres
Na ação, também foram apreendidos cinco pássaros silvestres. Eles foram encaminhados ao Criadouro Conservacionista São Braz.
A ação foi coordenada pelo delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves, titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) e contou com apoio de policiais da DPHPP, DRACO, DPCA e 3ªDPRI.
Fotos: PC/Divulgação