Nesta quarta-feira (10), a Orquestra de Santa Maria realiza uma apresentação na 9ª edição do Projeto Concertos Didáticos, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), às 19h, com entrada franca.
Criado em 2010, o projeto busca incentivar a prática musical e oportunizar o contato com a música para crianças e jovens estudantes com o propósito de despertar o gosto pela arte e cultura promovendo interação entre a Orquestra e as famílias. A temática do projeto proporciona a aprendizagem sobre a música de concerto de uma forma didática e divertida para todas as idades.
O Concerto
Neste ano, a Orquestra apresenta a obra “Pedro e o Lobo”, uma história infantil contada através da música. Composta por Sergei Prokofiev em 1936, tem o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente: o Lobo é representado por três Trompas; o Avô pelo Fagote; O Pato pelo Oboé; O Gato pelo Clarinete; O Passarinho pela Flauta Transversal; O Pedro pelo Quarteto de Cordas e Os Caçadores com seu tema introduzido pelas Madeiras e os disparos são representados pelos Tímpanos e Tímbales e pelo Bumbo.
A apresentação tem regência do professor Alexandre Eisenberg e direção geral e de elenco do Prof Marco Antonio Penna e tem a participação dos alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM coordenados pela Profª Raquel Guerra.
O projeto é realização da Orquestra e da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É financiado pela LIC – SM e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria com a produção executiva da Chilli Produções Culturais e patrocínio da Rek Parking.
Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta:
9º Concertos Didáticos – Pedro e o Lobo
Data – Quarta-feira (10 de outubro)
Horário – 19h
Local – Centro de Convenções – Campus da UFSM
Entrada Franca
Duração: 50 minutos
Regente: Alexandre Eisenberg.
Direção geral e de elenco: Prof Marco Antonio Penna
Crédito da foto: Projesom/Reprodução