Política

Em reunião ampliada do Diretório do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria na manhã deste sábado, (04) o vereador mais votado da história do PT na cidade, Luciano Guerra, foi indicado pelos deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta e confirmado pelos filiados, como pré-candidato à prefeito do município nas eleições de 2020.

O debate sobre o nome que deve representar o projeto da sigla na cidade teve início no mês de março e é resultado da atuação do Grupo de Trabalho Eleitoral, incumbido de promover a discussão interna sobre o tema, dentro de todas as instâncias partidárias.

“Depois de um longo trabalho interno, o grupo definiu o nome do companheiro Luciano Guerra como nosso pré-candidato. Foi processo aberto a todas as tendências do partido”, destacou Helen Cabral, presidenta do PT local.

Embora outros nomes, como os de Ricardo Blattes, Vilmar Galvão e Gecira Di Fiori, tenham sido indicados por correntes internas do partido, o diretório definiu por 36 votos à seis, o nome de Guerra como pré-candidato majoritário.

O campeão de votos do PT nas últimas eleições defendeu o interesse de unificar a luta para garantir a mudança na forma de governar a cidade. Para ele, deve ser resgatado o legado do governo Valdeci (2000 a 2008) e construir uma nova cidade, baseada no diálogo, na participação popular e na valorização dos bairros, vilas e distritos.

“É hora da gente dar as mãos, lutar em torno de um projeto que transforme a nossa cidade em referência de governo e administração pública, voltado para aqueles que mais precisam. A nossa cidade precisa de competência, de união e de resgate da nossa autoestima. Santa Maria pode mais e nós podemos, juntos, transformar essa realidade”, declarou Luciano Guerra, após a indicação ser confirmada.

A partir de agora, o partido deverá construir, ao lado da comunidade, um plano de governo que contemple o projeto do partido e o que as pessoas mais precisam. “Em tempos de crise, é preciso irmos às comunidades, conversar muito e construir um grande projeto para Santa Maria”, finalizou Guerra.

Novos Filiados e Setoriais

No mesmo encontro, o PT local, abonou a ficha de filiação de mais de uma centena de novos filiados. Entre os nomes estão os ex-candidatos a prefeito, Tiago Aires e Jefferson Cavalheiro; Na mesma oportunidade tomaram posse, os coordenadores das setoriais petistas, que debatem o projeto do partido nas mais diversas áreas de atuação.

De origem Rural

Luciano Guerra é o 13º filho de Tereza e Pedro Guerra, é radialista, trabalhador rural e vereador de segundo mandato. Foi o vereador mais votado nas últimas eleições com 4.215 votos, antes disso, foi assessor do deputado Valdeci Oliveira e quatro vezes subprefeito do Distrito de Palma, eleito pela comunidade de onde é morador desde a infância.

Fonte: Assessoria Luciano Guerra

Foto: Fabricio Vargas/Divulgação