A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (30) a “Operação Metamorfo” onde cumpriu 19 ordens judiciais, nove mandados de prisão preventiva, nove mandados de busca e apreensão em cinco cidades do Rio Grande do Sul: Júlio de Castilhos, Santa Maria, Tupanciretã, Farroupilha e Arroio dos Ratos. O objetivo foi desarticular uma quadrilha que roubou um caminhão no dia 28 de fevereiro em Júlio de Castilhos. A ideia era vender o veículo para comprar drogas.
Em Santa Maria foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo que um foi na Penitenciária Estadual de Santa Maria e um mandado de prisão preventiva. Em Tupanciretã, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Em Farroupilha, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Por fim, na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
O roubo
O objetivo da operação foi desarticular a quadrilha responsável por um roubo que aconteceu no dia 28 de fevereiro, em Júlio de Castilhos. Na ocasião, a vítima veio até o município fazer a entrega de uma carga de silagem. Para ajudar a descarregar a carga e após determinação do suposto contratante, a vítima deu carona para três indivíduos. Assim que embarcaram, eles já anunciaram o roubo e disseram que só queriam o “cavalo”. Um deles portava uma arma de fogo e outro uma faca. O semirreboque com a carga foi abandonado em uma estrada de chão. A vítima foi mantida em poder dos autores por mais de seis horas quando foi solto em Itaara. O caminhão trator foi localizado na manhã do dia 1 de março em Formigueiro.
Já no dia 2 de março foram presos temporariamente dois indivíduos envolvidos no crime que foram quem renderam a vítima. Os dois tiveram a prisão preventiva decretada.
Detento planejou o roubo
A investigação apurou que o autor intelectual do crime, que está recolhido na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, se fez passar por um produtor rural de Júlio de Castilhos para contratar uma carga de silagem. O objetivo da simulação do negócio era roubar o caminhão trator, o qual seria vendido para a compra de drogas.
A investigação também individualizou as condutas dos participantes do crime, sendo que identificou o mandante, os executores imediatos, quem indicou e forneceu a propriedade em Formigueiro onde o caminhão trator foi deixado, quem fez o trabalho logístico (levar os executores, esconder a arma de fogo utilizada). Também foi apurado que a quadrilha está envolvida com o roubo de outros veículos.
Mandante tem diversas passagens pela polícia
O autor intelectual, que tem 34 anos e é natural de Júlio de Castilhos, possui antecedentes policiais por furto simples (duas vezes), receptação, roubo majorado (doze vezes), furto qualificado (três vezes), extorsão (três vezes), furto majorado, associação criminosa (três vezes), coação no curso do processo (três vezes), falsidade ideológica (três vezes), estelionato (duas vezes), organização criminosa, porte de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas (duas vezes), associação para o tráfico (duas vezes), entre outros. Ele soma condenações que ultrapassam 90 (noventa) anos.
Mandados e apreensões
Durante o cumprimento dos mandados na manhã desta quinta-feira (30) houve uma prisão em flagrante por tráfico de drogas e posse de arma de fogo em Júlio de Castilhos, no bairro Santo Antonio. Na residência foram apreendidos: um aparelho celular; R$ 1.964,00 (hum mil e novecentos e sessenta e quatro reais) em espécie; uma porção de maconha; 6 (seis) buchas de cocaína; uma arma de fogo, calibre .32 municiada com 6 (seis) cartuchos de munição, calibre .32. O preso em flagrante já possuía mandando de prisão preventiva.
Em Tupanciretã foram apreendidos uma pistola, calibre .9mm e 101 cartuchos de munição, calibre 9mm. Na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos foram apreendidos aparelhos celulares e anotações.
As idades dos presos variam de 18 a 37 anos; dos oito indivíduos presos, quatro já estavam recolhidos no sistema carcerário. Um dos indivíduos, oriundo de São Paulo, continua foragido.
Após os procedimentos de praxe nas Delegacias de Polícia, os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos e a Penitenciária Estadual de Santa Maria, onde ficarão à disposição da Justiça.
A ação, que foi coordenada pelo delegado Adriano Winkelmann De Rossi, titular da DP/Júlio de Castilhos, contou com o apoio de mais 30 policiais e 10 viaturas das Delegacias de Polícia da Regional de Santa Maria; Delegacia de Polícia de Tupanciretã, DEAM, DRACO, 2ª, 3ª e 4ª Delegacias Distritais, DPCA, DPHPP, DPICOI, além das Delegacias de Polícia de General Câmara, Arroio dos Ratos e Farroupilha, e da SUSEPE.