A 4ª Delegacia de Polícia (4ª DP) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), uma operação que fechou um laboratório clandestino utilizado para o envase de gases medicinais, em especial oxigênio medicinal, em Santa Maria.
Na ocasião, dois homens, com idades de 30 e 49 anos, proprietário e funcionário, respectivamente, foram detidos no laboratório localizado na Rua Adelmo Genro Filho, no Bairro Tancredo Neves, zona oeste da cidade.
A dupla foi detida pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, com pena de 10 a 15 anos de reclusão e multa.
A investigação
De acordo com a Polícia Civil, os cilindros de oxigênio medicinal eram envasados com oxigênio industrial, desta forma colocando em risco a vida dos pacientes e usuários.
Ainda conforme a investigação, os cilindros, depois de alterados, eram comercializados para hospitais, ambulâncias e pacientes em Santa Maria, na Quarta Colônia e na região da fronteira. A ação contou com a participação da vigilância Estadual e municipal.