A Polícia Federal participou nos dias 17, 18 e 19 de outubro de ações de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita e Facilitação do Transporte Aéreo e Operação Voo Livre III no aeroporto de Santa Maria. A iniciativa reúne um conjunto de recursos, medidas e procedimentos para garantir a formação de um sistema de segurança capaz de proteger adequadamente as operações da aviação civil contra ocorrências de atos de interferência ilícita.
Durante a ação realizada, foram vistoriadas bagagens despachadas e de mão com utilização de cães farejadores e equipamentos de “raio x”, controle migratório e checagem de passageiros. Também foram realizados exercícios para treinamento e verificação do funcionamento da segurança nas inspeções de embarque e despachos de bagagens. Nesses exercícios, foram simulados embarques com materiais proibidos por lei e o encaminhamento correto das ocorrências pelas equipes responsáveis pela segurança do aeroporto à Polícia Federal.

Atividades foram realizadas durantre três dias. Foto: PF/Divulgação
As ações são propostas para testar a eficiência dos procedimentos de segurança no aeroporto municipal, além de afinar a atuação conjunta e a comunicação dos órgãos envolvidos na segurança de aeroporto. Estão previstas novas ações de fiscalização para combater eventuais ocorrências de atos ilícitos e garantir a segurança nos voos no aeroporto em Santa Maria, em conjunto com a Administração do Aeroporto, com a Guarda Municipal e demais instituições.
As atividades foram organizadas pela Coordenação do Aeroporto Municipal de Santa Maria e contaram com a participação de servidores da Guarda Municipal, funcionários do aeroporto e policiais federais de Santa Maria. Também participaram equipes com cães farejadores da Receita Federal do Brasil, da Susepe e da Seção de Cães de Guerra da Base Aérea.