O processo licitatório do Condomínio Galeria Rio Branco avançou mais uma etapa. Na manhã desta terça-feira (16), ocorreu a abertura dos envelopes contendo as propostas para a alienação do prédio localizado na Avenida Rio Branco, na Região Central de Santa Maria. O ato foi realizado na Sala de Licitações, no Centro Administrativo Municipal.
A Construtora Jobim Ltda, de Santa Maria, foi a única empresa a manifestar interesse em comprar a edificação avaliada em R$ 2.905.566,25, sendo ofertado o valor de R$ 2.948.000,00 pela parte interessada. A construtora teve os envelopes de habilitação e de proposta financeira analisados e considerados aptos ao processo. Como somente ela fez parte do certame, a empresa optou por abrir mão do prazo de recursos, assim, a venda do imóvel deve ser homologada na quarta-feira (17).
“Como nós já prevíamos, a abertura dos envelopes com as propostas seria um presente para os 165 anos de Santa Maria. Demos um grande passo para a resolução deste Condomínio, que se tornou um problema crônico no Centro de Santa Maria. Agora, vamos acompanhar o andamento da obra porque todos nós queremos ver um prédio bonito, que acrescente valor e beleza para a cidade”, disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que acompanhou o certame na Sala de Licitações.
Conforme o edital, a empresa escolheu realizar o pagamento a prazo. 10% do valor da proposta será pago no prazo de 60 dias corridos, a partir da data da assinatura do contrato. Os 90% restantes serão pagos em duas parcelas, sendo a primeira em 2024 e a seguinte em 2025.
Ainda, segundo o edital, o prazo para licenciar a obra será de seis meses a contar da aprovação do projeto arquitetônico pelo Município. E o prazo para a finalização da obra deverá ser de 30 meses a contar do licenciamento da obra apresentado pelo licitante vencedor.
Participaram também da abertura dos envelopes o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; a secretária interina de Administração e Gestão de Pessoas, Carolina Lisowski; a superintendente de Administração, Jose Aline Munhoz Walter, o Chefe de Gabinete da SAGP, Guilherme Pittaluga Hoffmeister; e a secretária de Finanças, Michele Antonello.
GALERIA RIO BRANCO
O prédio em questão começou a ser construído na década de 1960, mas a construção foi interrompida há 53 anos, em 1970, tendo sido alvo do processo de arrecadação pelo Município de Santa Maria, que declarou o imóvel vago, por abandono, e determinou a arrecadação, a incorporação e a transferência ao patrimônio do Município. A alienação, que consiste na venda do imóvel, permitirá que o vencedor da licitação conclua ou reconstrua a edificação, para fim residencial, comercial, serviços ou misto.
O terreno mede 15,50 metros de frente por 53,50 metros de extensão de frente ao fundo, e a edificação é composta por duas torres, de 16 andares, inacabadas.
Fonte: PMSM
Foto: João Alves/PMSM/Divulgação