A Prefeitura de Santa Maria lançou, na quinta-feira (13), o edital para a compra de material e mão-de-obra referente à construção da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Monte Bello, no Bairro Camobi. A obra será a primeira das cinco creches do programa Pró-Infância que sairá do papel após 10 anos parada. Os envelopes com propostas da empresas interessadas serão abertos no dia 04 de janeiro de 2019.
“Só temos a agradecer. Essa é uma grande conquista e estou orgulhoso por conseguirmos efetivar essa licitação e conseguir dar esse importante passo para a construção da EMEI Monte Bello”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.
Para que a obra tivesse andamento e saísse do papel – após todos os revezes envolvendo o abandono da obra por parte da empresa, processo de judicialização e outros entraves -, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autorizou que a Prefeitura fizesse a adaptação dos projetos. Assim, as secretarias de Educação e de Estruturação e Regulação Urbana deram prosseguimento aos novos projetos.
LICITAÇÃO DE NOVAS CRECHES
A obra da Monte Bello, localizada na Rua Dionélio Machado, está orçada em R$ 2,3 milhões, com recursos do programa do Governo Federal. Ressalta-se, ainda, que a Administração Municipal finalizou duas novas creches e que estas iniciarão as aulas já em 2019: Cipriano da Rocha e Vila Brenner. Ainda no próximo ano, outras quatro creches do Pró-Infância serão licitadas: Residencial Lopes, Nova Santa Marta, Vila Medianeira e Diácono João Luiz Pozzobon. Estas últimas quatro estão em processo de ajuste de projetos.
Acompanhada da secretária adjunta da Educação, Maria Goretti Rocha Farias, a secretária Lúcia Madruga lembrou que a batalha vencida só foi possível graças ao empenho e a união das secretarias, bem como a determinação dos servidores.
“Foi difícil, mas conseguimos. Essa é uma grande conquista e estamos muito felizes e emocionados por mais essa obra”, finalizou a secretária de Educação.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria
Crédito da foto: Deise Fachin/Prefeitura