Em função de o Estado ter deliberado sobre a antecipação da dose de reforço contra a Covid-19, a Prefeitura anuncia alterações na Agenda de Vacinação. Aquelas pessoas que receberam a segunda dose até 25 de agosto já poderão receber o reforço a partir desta quarta-feira (22). As ações seguem até a próxima sexta-feira (24).
:: ACESSE AQUI A AGENDA DE VACINAÇÃO ::
A redução do intervalo de cinco para quatro meses na aplicação da dose de reforço se dá para fortalecer a resposta imune da população diante do avanço da variante Ômicron do coronavírus. A decisão foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue norma técnica do Ministério da Saúde, publicada nesta segunda-feira (20).
Portanto, a população deve revisar a carteirinha de vacinação, atentando para a data em que completou o quadro vacinal. Serão englobadas pessoas de 18 anos ou mais, incluindo integrantes de grupos prioritários, como comorbidades, trabalhadores da educação, deficiência permanente e gestantes, além de idosos.
Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, deve ser usada a vacina da Pfizer. Para quem recebeu a dose única da Janssen, o reforço deve ser feito depois de dois meses, com a mesma vacina. Já a aplicação da quarta dose para imunocomprometidos, indicada pelo Ministério da Saúde na Nota Técnica, a análise deverá ser realizada na próxima reunião da Comissão.
Intercambialidade vacinal
A antecipação vale para toda a população a partir de 18 anos que já completou o esquema vacinal com duas doses. Contudo, em Santa Maria, até o último sábado (18), 3,8 mil pessoas estavam com a segunda vacina atrasada contra a Covid-19.
Também, conforme determinação do Ministério da Saúde e pactuação do Estado, está permitida a intercambialidade entre vacinas para o esquema vacinal básico. Isso significa que as pessoas que receberam a primeira dose de outros laboratórios (Coronavac ou Oxford) poderão receber a segunda de Pfizer, vacina disponível atualmente. Confira aqui o documento.
Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação