A Prefeitura de Santa Maria concluiu a instalação das 50 novas câmeras de monitoramento no Cemitério Ecumênico Municipal. A partir desta segunda-feira (2), as imagens já são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) durante 24 horas por dia. O investimento faz parte de um pacote de melhorias realizadas pela Prefeitura no maior cemitério da cidade.
Os pontos onde as câmeras estão fixadas foram definidos a partir de um estudo feito pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, pelo Ciosp e pela empresa Vigillare. O estudo elencou como regiões de maior “risco” os fundos do Cemitério, na divisa com as novas Capelas Velatórias; o final da rua principal do Cemitério; o corredor das carneiras ao lado da Rua Samuel Kruschim; o portão de acesso pela Avenida Liberdade; a parte central do Cemitério; e o portão de acesso pela Avenida Dois de Novembro.
“São melhorias para proporcionar mais segurança para os visitantes e para o patrimônio do Cemitério Ecumênico Municipal. Todo e qualquer cidadão que pensar em entrar lá para cometer vandalismo, roubo ou furto vai se dar mal. Isso significa dar dignidade às famílias que têm seus entes queridos no cemitério”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom.
As câmeras de segurança resultarão em um custo adicional de R$ 14.019,00 por mês ao contrato do Executivo Municipal com a Vigillare.
Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação