Com a implantação de sistema binário em vias do Bairro Passo D’ Areia e a consequente mudança de sentido nas ruas Coronel Ernesto Beck e Aristides Lobo, a Prefeitura tem realizado blitzes educativas para orientar os motoristas sobre as alterações no tráfego. Na manhã desta terça-feira (27), equipes do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito, o Educa Trânsito, realizaram uma ação no cruzamento das ruas Ernesto Beck e Caldas Júnior.
“Estamos promovendo essas ações com o intuito de orientar os motoristas e esclarecer que, com o sentido único, reduzimos o risco de acidentes nos cruzamentos e garantimos mais segurança aos motoristas e pedestres que utilizam a região”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas.
Com apoio de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, os servidores distribuíram panfletos educativos sobre temas como direção defensiva e preservação da vida, uso obrigatório do cinto de segurança, riscos de conduzir veículos sob efeito de bebidas alcóolicas ou utilizando o telefone celular.
A blitz educativa também aproveitou a oportunidade para orientar os motoristas sobre os novos sentidos das ruas Ernesto Beck e Aristides Lobo. Pela implantação do sistema binário, a Secretaria de Mobilidade Urbana definiu mão única na Rua Coronel Ernesto Beck, sentido Centro-Bairro, e mão única na Rua Aristides Lobo, no sentido Bairro-Centro. As mudanças nas duas vias compreendem o trecho entre a Avenida Borges de Medeiros e a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter.
“Os condutores estão bem receptivos durante nossas abordagens e compreendendo o caráter educativo da ação. Muitos elogiaram a implantação de mão única e atribuem o aumento da segurança nos cruzamentos como um ponto positivo”, comentou a coordenadora do Educa Trânsito, Vania Varaschini.
Na manhã de segunda-feira (26), as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana realizaram ação semelhante na região. De acordo com o secretário da pasta, novas blitzes educativas devem ocorrer no mesmo local, até o final desta semana, caso as condições climáticas permitam.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria
Crédito da foto: João Vilnei/Prefeitura