Polícia

A Prefeitura inaugurou no sábado (6) a Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Alto da Boa Vista, localizada no bairro Nova Santa Marta, zona oeste de Santa Maria. A unidade terá capacidade para atender cerca de 4 mil pessoas por mês

 “Foi um esforço grande da Prefeitura para entregarmos essa obra tão importante para a população. Chega de ficar indo na Escola Adelmo Simas Genro para ser atendido. Local de consulta é em uma Unidade de Saúde ou na ESF Alto da Boa Vista a partir de agora”, disse o prefeito Jorge Pozzobom, que compareceu ao ato de entrega, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Decimo.

A construção da ESF foi orçada em R$ 1.474.503,01, sendo R$ 512.000,00 de emenda do então deputado federal Paulo Pimenta, hoje Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que esteve presente no ato. O valor restante foi colocado de contrapartida, com recurso municipal. A obra foi executada pela Bragagnolo Construção Civil Ltda, de Erechim.

Nova unidade está localizada na Vila Alto da Boa Vista. Fotos: PMSM/Divulgação

A ESF Alto da Boa Vista, por todas as atividades que vai contemplar, passa a ser um modelo de unidade de saúde no Município. O local conta com salas de recepção, de atividades coletivas de vacinas e de procedimentos, sanitários, três consultórios, residência em saúde mental, vestiários, cozinha e sala administrativa, almoxarifado, além de área externa para embarque e desembarque de ambulância. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. A ESF estará fechada nas quartas-feiras à tarde para reunião interna.

“Foi uma espera muito longa pela comunidade, que antes utilizava dos serviços de saúde em um ambiente que não era o adequado, mas que agora terão a qualidade que merecem. Estamos felizes com esta entrega e contamos com a ajuda de todos para cuidarmos do local”, afirmou o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Em clima de muita comemoração, os moradores da região participaram da inauguração da ESF e já aproveitaram para conhecer o espaço onde serão atendidos. A líder comunitária, Elizabete Pinheiro, comenta o que a obra representa para a população:

“O Bairro Nova Santa Marta completou 31 anos em dezembro, e esta é a primeira Unidade de Saúde que tivemos. É um sentimento de gratidão, de valorização humana e igualdade. Estamos todos muitos felizes por isso”.

 

Fonte: PMSM