A região do Centro Histórico de Santa Maria vai receber mais um investimento da Prefeitura. Nesta terça-feira (13), foi publicada uma licitação com o objetivo de melhorar a iluminação pública da área delimitada como o Distrito Criativo Centro-Gare, que compreende 25 ruas e duas avenidas (a Rio Branco e a Itaimbé). A empresa vencedora do processo licitatório será responsável pela substituição das luminárias de todos os postes em via pública.
Ao todo, são 534 pontos de iluminação na região do Centro Histórico e arredores. O projeto prevê a troca de 100% deles. O perímetro dentro do qual está o Distrito Criativo Centro-Gare vai dos trilhos da Estação Férrea, ao norte, até a Praça Saldanha Marinho, ao Calçadão e a um trecho da Rua Doutor Bozano, ao sul, e do Parque Itaimbé, ao leste, até as ruas Serafim Valandro, Ernesto Beck, Amelia Rodrigues e Floriano Peixoto, ao oeste. Veja, no mapa, em anexo, a delimitação exata do território do Distrito Criativo Centro-Gare, região contemplada pelo investimento da Prefeitura.
O vice-prefeito Rodrigo Decimo explica que outros bairros ainda receberão melhorias na iluminação pública. O primeiro passo desse movimento ocorre a partir do Centro Histórico.
“Investimento em iluminação também significa investimento em segurança. É uma demanda dos moradores dessa região que buscamos atender. Além disso, um dos papéis da Prefeitura dentro de iniciativa de criação do Distrito Criativo Centro-Gare é, justamente, melhorar a infraestrutura local. É o que estamos fazendo”, afirma Decimo.
O valor estimado para a chamada “eficientização” desse parque de iluminação é de R$ 1.282.713,89. Os recursos são oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A contratada terá 120 dias para iniciar e finalizar o trabalho.
As propostas das empresas interessadas serão abertas em 30 de setembro, às 10h. Os documentos do processo licitatório podem ser conferidos no site da Prefeitura, na aba “Licitações”.
POSTES ORNAMENTAIS
Quem passa pela Avenida Rio Branco e pela Vila Belga nota a existência de postes em estilo “clássico” que, além de iluminar, também tem caráter decorativo. Vários deles estão danificados, principalmente por conta dos furtos de fios. Essas estruturas não estão contempladas pela atual licitação. Porém, o Instituto de Planejamento (Iplan) de Santa Maria trabalha em outro projeto voltado à recuperação desses postes ornamentais.
Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM
Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação