Considerada um dos pilares do governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin, a educação em Santa Maria tem um motivo especial para comemorar. É que será dado mais um passo para a construção da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Marta, na Rua Manoel Malmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta. Aguardada por quase uma década pela comunidade da Região Oeste da cidade, a escola está com edital aberto, desde ontem (22), para a licitação da empresa que irá executar a obra.
As empresas interessadas em participar da seleção podem comparecer ou enviar a documentação necessária para o endereço do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2277) até o dia 8 de agosto, quando terá início o processo licitatório, a partir das 10h, na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal. A obra tem valor estimado de contratação em R$ 2.530.508,52, e o prazo para a execução é de 240 dias a partir da ordem de serviço, que ocorrerá após a assinatura do contrato.
Esta é mais uma obra a ser realizada em Santa Maria pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida da Prefeitura Municipal. O prefeito Jorge Pozzobom celebra a retomada da obra da escola Santa Marta, que foi interrompida em 2014 e passou por reformulação em seu projeto construtivo.
“O lançamento do Edital para a obra da EMEI Santa Marta é uma grande conquista para a comunidade da Região Oeste, e estou muito orgulhoso por conseguirmos dar esse importante passo para a Educação de Santa Maria”, assinalou o chefe do Executivo Municipal.
O secretário adjunto de Educação, Márcio Carvalho, destaca a importância da construção da escola, que irá suprir demanda reprimida da Região Oeste da cidade para a Educação Infantil, especialmente, para as crianças de berçário e de maternal. Segundo o secretário adjunto, a escola será estruturada no modelo proposto pelo Ministério da Educação como Tipo B, que atende em torno de 124 alunos em turno integral ou 248 estudantes em turnos parciais.
“Tanto na escola Monte Bello quanto na Santa Marta, adotaremos um modelo misto para atender em torno de 190 estudantes. As crianças de berçário e maternal serão atendidas em turno integral e, para a pré-escola, o turno será parcial”, observou Márcio Carvalho.
Monte Bello
Outra escola beneficiada pelo Proinfância, com contrapartida da Prefeitura de Santa Maria, é a EMEI Monte Bello, no Bairro Camobi, O edital para a licitação da empresa responsável pela construção foi aberto em dezembro de 2018. A ordem de serviço para o início das obras está prevista para o próximo mês de agosto. Com endereço na Rua Dionélio Machado, a obra da escola Monte Bello está orçada em R$ 2,3 milhões e terá como executora a empresa My Dream Construções, de Formigueiro.
Cipriano e Vila Brenner
Vale lembrar que há ainda outras duas escolas integrantes do Proinfância e com contrapartida da Prefeitura, que serão inauguradas em breve. Localizada no Residencial Cipriano da Rocha, no Bairro Pinheiro Machado, a EMEI Ivanise Jann de Jesus está concluída e tem previsão de inauguração para a segunda quinzena de agosto. E, a EMEI Professora Glaci Corrêa, na Vila Brenner, no Bairro Divina Providência, tem previsão de entrega das obras por parte da construtora para 15 de agosto e a inauguração deve ocorrer na segunda quinzena de setembro. Nessas duas escolas, as obras foram retomadas em 2016 após interrupções por problemas com as empresas executoras.
Proinfância
O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) foi instituído em 2007. É uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação, para garantir o acesso de crianças a creches e a escolas, bem como para a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil.
*Com informações e imagem de divulgação da Prefeitura