Entretenimento

A prefeitura de Santa Maria apresentou, nesta terça-feira (29), às escolas de samba da cidade, um novo modelo de festa, mais responsável, com menor investimento e de acordo com as condições do Município. A reunião contou com representantes de seis entidades carnavalescas, além do vice-prefeito Sérgio Cechin; do secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; da secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Marta Zanella; e da vice-presidente da Associação Aliança pelo Samba, Alcione Flores do Amaral.

Durante a reunião, Cortez destacou que a Prefeitura não tem condições de, sozinha, retomar a festa, mas que a Administração Municipal, reconhecendo a relevância da festa – que reúne milhares de pessoas – está disposta a auxiliar e apoiar as escolas de samba. Assim, o modelo apresentado tem o objetivo de firmar um instrumento de cooperação da Prefeitura com a Associação Aliança pelo Samba, que prevê não apenas ações pontuais, mas atividades contínuas por parte das escolas.

Assim, foi proposta a realização de uma festa em duas noites (nos dias 15 e 16 de março), na Gare da Viação Férrea, com a apresentação reduzida de três escolas em cada noite. Além disso, o termo exige também que cada uma das escolas participantes desenvolva, ao longo do ano, um projeto social, de aulas de bateria, em uma escola municipal próxima à sede da entidade, pelo período de oito meses (de abril a novembro).

Ainda, a Prefeitura também propôs um repasse de recurso, de até R$ 15 mil, para cada escola, desde que as entidades cumpram as exigências propostas no instrumento de cooperação.

“Não é só um desfile, envolve, também, um projeto social que pretende manter a Cultura do Carnaval ao longo do ano, não apenas nas vésperas da festa. A Prefeitura não irá virar as costas para as escolas, mas não podemos retomar sozinhos. Esse é um formato responsável, com menos gastos, diante das nossas dificuldades”, ressaltou Cortez.

“Sabemos da importância dessa festa, por isso estamos trabalhando junto às escolas de samba para que ela aconteça”, complementou o vice-prefeito Cechin.

Objetivo é firmar um instrumento de cooperação com a Associação Aliança pelo Samba. Foto: Deise Fachin/Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Santa Maria