A Prefeitura está dando continuidade ao Re. Viva Bozano por meio de ações conjuntas de secretarias que fazem parte do projeto de revitalização da segunda quadra da Rua Dr. Bozano. Ontem (24), equipes realizaram a pintura dos meios-fios e de parte das floreiras que servem de delimitadores de espaço. Nessas estruturas, foi colocada terra para, depois, serem plantadas mudas de flores.
Também foi dado início, por parte dos servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana, à pintura do asfalto, que segue o projeto vencedor do Re. Viva Bozano, de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo de uma universidade da cidade. Serão usadas cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) nos espaços de circulação, e cores frias (azul, verde e roxo) nas “ilhas de refúgio”. Para isso, é necessário o bloqueio do trânsito, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro até as 18h desta quarta-feira (24). Agentes sinalizaram o local. Os trabalhos seguirão até o fim desta semana e dependerão de o tempo permanecer sem chuva.
“São ações positivas viabilizadas pela Administração Pública, mas entendemos que são iniciativas experimentais. Enfatizamos que essa segunda quadra da Bozano é como um teste para a população ir se acostumando com as novidades”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.
Um parklet já está instalado na segunda quadra e faz parte do Re. Viva Bozano. A área de convivência, feita em madeira, com bancos, bicicletário e lixeiras, foi entregue à comunidade no começo de abril. Por ser piloto, a ideia é que este parklet sirva para regrar os demais, uma vez que o Município já trabalha em uma nova legislação para regulamentar esses ambientes em Santa Maria por meio de empresas parceiras.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria