A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza duas novas iniciativas gratuitas voltadas para a posse responsável de animais em Santa Maria. Nesta quinta-feira (10), às 14h, equinos que estão no Instituto Assistencial de Bem-estar Animal (IABEA) serão microchipados. A identificação ocorrerá em 15 animais que foram recolhidos nas vias do Município em situação de abandono ou maus-tratos.
Já nesta sexta-feira (11), também às 14h, na Praça do Mallet, ocorrerá a primeira ação-teste de microchipagem. O pedido é que os donos de animais carroceiros levem os equinos até o local para que seja feita a identificação. É necessário que o dono do animal tenha carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A estimativa da Prefeitura é de que cerca de 20 equinos recebam o microchip nessa iniciativa. O objetivo da ação social é inibir furtos e evitar acidentes causados pelos animais soltos na rua.
A atividade de microchipagem de grandes animais tem apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Centro de Reabilitação de Equinos, da Guarda Municipal, da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano e do 4º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
Em setembro, a Prefeitura e a UFSM realizaram a microchipagem de 10 equinos, que passaram por testes para verificar a adaptação ao equipamento de monitoramento. A iniciativa atende à Lei 5.552, de 2011. Em julho deste ano, o Executivo adquiriu 500 identificadores eletrônicos por meio de licitação. O investimento total é de R$ 3.344,40.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação