Cidade

A Prefeitura de Santa Maria recebeu, na manhã desta terça-feira (30), da Associação Santa Maria Ciclismo (Asmc), um pedido para a criação de uma ciclovia na Avenida Evandro Behr, no Bairro Camobi. O trecho em questão inclui as pistas do centro da avenida, nos dois sentidos (Centro-Bairro e Bairro-Centro), que ficam entre a Igreja do Amaral e a rotatória de acesso à Avenida Roraima. Ele se sobrepõe à ERS-509 (Faixa Velha de Camobi), uma rodovia estadual.

A Asmc, que é uma entidade civil organizada e sem fins lucrativos, entregou ao secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, um ofício que detalha o objetivo da medida e sugere como ela poderia ser colocada em prática. O trecho passaria a funcionar como ciclovia em datas e horários organizados em parceria com a Prefeitura.

“Tal ação visa criar um espaço seguro para motivar e incentivar o uso da bicicleta de forma que possa contribuir para a conscientização dos condutores de veículos motorizados em prol de um trânsito mais seguro e compartilhado entre ciclistas e motoristas”, disse o diretor do Conselho Deliberativo da Asmc, Givano Ribeiro, que também é superintendente de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria.

A ideia vem ao encontro do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que é um amplo projeto que busca transformar e melhorar, de forma sustentável, o fluxo de pessoas e transporte nas vias urbanas de Santa Maria. Com base na Lei Complementar n° 098/2015, Art. 2°, que estabelece princípios para a Política Pública de Mobilidade Urbana do Município, o item ́ ́X ́ ́ cita o favorecimento de outros meios de transporte alternativos, tais como a bicicleta.

A Secretaria de Mobilidade Urbana vai analisar tecnicamente, junto com o Estado, a viabilidade da ideia.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: João Alves/PMSM