Empenhada em preservar a saúde da população em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Santa Maria, com apoio da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), vai reorganizar os pontos de ônibus ao longo da Avenida Rio Branco, no Centro da cidade. A medida deve reduzir aglomerações de pessoas no Paradão em até 29% e está prevista para entrar em vigor na quarta-feira (2).
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, além amenizar casos de aglomerações, o novo sistema vai facilitar o acesso às linhas do transporte coletivo e reduzir o tempo de espera nas paradas.
“Sabemos das queixas quanto às aglomerações nas paradas. Organizamos uma forma de amenizar esses casos e melhorar o sistema de acesso ao transporte coletivo ao longo da Rio Branco. Nós estamos sinalizando os pontos, com pinturas e placas, para que a população esteja bem informada quanto ao local correto para embarcar em determinada linha”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.
Como o Paradão é onde há o maior ponto de aglomerações, será ele a ser desafogado. São 3.496 passageiros por dia que fazem uso de 16 linhas em quase 80 horários. Com o planejamento do Executivo Municipal, o número cairá para 2.479 passageiros por dia que buscam nove linhas. As outras linhas serão distribuídas em três pontos ao longo da Avenida Rio Branco: em frente à Catedral, quase na esquina com a Rua dos Andradas, e próximo da Galeria Seibel. Confira, abaixo, a relação completa.
Funcionários do Sistema Integrado Municipal (SIM) estarão junto aos pontos de ônibus, em horários de pico, para orientar usuários. Ainda, a Prefeitura informa que vai reforçar os horários das linhas do transporte coletivo no final e no início dos meses a partir da estatística de passageiros transportados no mês anterior.
Paradão hoje (com linhas da Região Sul, Salgado Filho e Caturrita/Vitória)
Passageiros por dia – 3.496
Linhas – 16
Horários – 76
Linhas da Região Sul (Passo das Tropas, Minuano, Capivara, Santos e Urlândia)
Passageiros por dia – 786
Linhas – 5
Horários – 22
Linhas Salgado Filho e Caturrita/Vitória
Passageiros por dia – 231
Linhas – 2
Horários – 9
Paradão desafogado (sem linhas da Região Sul, Salgado Filho e Caturrita/Vitoria)
Passageiros por dia – 2.479
Linhas – nove
Resultados
Transferência de aproximadamente 29% dos passageiros
Transferência de 31 horários (40%)
Transferência de sete linhas (44%)
Pontos de ônibus em frente à Catedral
Receberão do Paradão as linhas que atendem o Bairro Salgado Filho, Itararé e Camobi (incluindo a UFSM). Junto ao primeiro poste, vão parar as linhas Salgado Filho e Santa Catarina. No segundo, as linhas Camobi e UFSM.
Passageiros por dia – 1.362
Linhas – 6
Horários – 37
Ponto de ônibus da Galeria Seibel
Receberá do Paradão as linhas que atendem a Região Sul
Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Crédito da foto: PMSM/Arquivo