Devido às baixas temperaturas registradas nesta semana, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com instituições e grupos que trabalham com a população em situação de rua, retomará, nesta sexta-feira (21), o trabalho de acolhimento no Centro Desportivo Municipal (CDM). Neste primeiro momento, a iniciativa poderá abrigar até 10 pessoas no local.
Esse acolhimento no CDM será provisório, pois está em tramitação um termo de parceria para que sejam disponibilizadas vagas em uma instituição da cidade, além da Casa de Passagem Mundo Novo, que já presta esse serviço no Município. Neste momento, a Casa de Passagem está com sua capacidade esgotada, pois as 40 vagas estão preenchidas e não há como ampliar o número de vagas por conta dos cuidados tomados em relação à pandemia de Covid-19, que exige distanciamento social.
“Considerando que ainda está em tramitação um termo de parceria para abrigar 30 pessoas com a Gaia Associação de Acolhimento e Ressocialização, resolvemos fazer esse acolhimento provisório em conjunto com algumas instituições e grupos que integram o Comitê Emergência e Rua, que trabalham com a população em situação de rua. Isso porque, com a chegada desta massa de ar polar, é necessário uma medida urgente, até que a referida parceria seja concretizada. Ademais, estamos tendo dificuldades em firmar parcerias pela falta de Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que executem esse tipo de serviço”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz.
As pessoas acolhidas receberão kits de higiene, alimentação e um lugar digno para dormir. O trabalho de cuidado será realizado por voluntários.
Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Crédito da foto: PMSM/Divulgação