Antes de começar o trabalho de limpeza e paisagismo na Praça General Osório, popularmente conhecida como Praça do Mallet, os apenados que integram o projeto da Prefeitura de Santa Maria e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) estão passando por uma série de capacitações. Após receberem instruções práticas sobre produção de mudas, qualidade do solo, substrato, poda, entre outros temas, os 10 homens participarão de palestras com profissionais da área do Direito e da Psicologia.
Nesta quinta-feira (19), a coordenadora do curso de pós-graduação em Direito de Família e Mediação de Conflito da Faculdade Palotina (Fapas), Aline Casagrande, e a coordenadora do curso de Direito da Fapas, Carolina Lisowski, ministrarão a palestra “Círculo de raízes e galhos”. A ação ocorrerá às 9h, no prédio do Procon de Santa Maria.
Já na sexta-feira (20), os apenados participarão da palestra “(Re)inserção: cidadania, oportunidade e mudança”. Quem comandará a atividade e a psicóloga e ouvidora-geral do Município, Suséli Santos.
Assim que concluídas essas etapas, os 10 homens poderão começar a trabalhar na limpeza e no paisagismo na Praça do Mallet. Destaca-se que os apenados trabalharão seis horas por dia e receberão 75% do salário mínimo nacional. Para dar início às atividades práticas na Praça, a Prefeitura aguarda, ainda nesta semana, a chegada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como equipamentos de ajardinamento, máquinas para corte e poda, enxadas, pás, tesouras, entre outros objetos para o desenvolvimento do trabalho.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura
Crédito da foto: João Alves/Prefeitura