Entre setembro e outubro, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, posicionou radares móveis nas principais ruas e avenidas da cidade para levantar dados que serviriam de subsídio para a implantação do sistema de monitoramento e cercamento eletrônico na cidade.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, além de auxiliar na decisão de quais vias precisariam de intervenções, os dados reafirmaram a necessidade de ações para coibir infrações de trânsito, principalmente o excesso de velocidade. Houve registro de casos de motoristas dirigindo a mais de 100 km/h. A maior velocidade registrada foi de 132 km/h, na Av. João Luiz Pozzobon. Em seguida, na Av. Medianeira (131 km/h) e, em terceiro, a Hélvio Basso (124 km/h).
Os radares móveis não geraram multas a quem infringiu a legislação de trânsito, pois foram usados em caráter de estudo. Os dados quantitativos do tráfego com a verificação da velocidade de veículos na cidade estão sendo usados para execução do Plano de Segurança Municipal e foram usados para preparar a implantação do monitoramento e cercamento eletrônico. Na semana passada, o Executivo municipal começou a instalar controladores de segurança em três avenidas: João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3, Hélvio Basso, no Bairro Uglione, e Walter Jobim, no Bairro Patronato.
Os equipamentos, quando começarem a funcionar, serão capazes de identificar placas de veículos (auxiliando na identificação de casos de clonagem de veículos ou daqueles procurados pela polícia), se o veículo transita em uma velocidade incompatível com a via (excesso de velocidade) e desobediência à sinalização viária (avanço de sinal vermelho e parar sobre faixa para travessia de pedestres, por exemplo). Se constatada irregularidade na conduta do motorista, ele será multado. O monitoramento se dará em tempo real, 24 horas por dia, sete dias na semana, a partir da nova central de videomonitoramento, que reunirá os órgãos de segurança pública na Avenida Medianeira.
Os agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) receberam treinamento para operar o radar móvel.
Cercamento eletrônico
Conforme a licitação para o monitoramento e cercamento eletrônico, que teve como vencedora a empresa Vigilare Sistemas de Vigilância, serão instaladas câmeras fixas em pontos estratégicos, delimitando o perímetro de controle de Santa Maria, bem como 691 câmeras em 146 localidades diferentes, além de equipamentos de alarmes, de controle semafórico e de rastreamento veicular.
O projeto de monitoramento e cercamento eletrônico contempla o sistema de videomonitoramento, por meio de circuito fechado de televisão; sistemas de alarmes monitorados e controle para acesso para as unidades de saúde; rastreamento veicular; controle de acessos; e serviço mensal de horas de desenvolvimento.
A Prefeitura de Santa Maria homologou a empresa Vigillare Sistema de Vigilância como a vencedora do Pregão Eletrônico aberto no dia 28 de junho deste ano. Serão investidos R$ 5.879.870,88.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura
Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação