Uma frase racista foi escrita em um dos banheiros do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na última sexta-feira (28). De acordo com a reitoria da instituição, a frase “”esses pretos fedidos vão morrer” foi escrita na tampa de um vaso sanitário. Além disto, havia o desenho de uma suástica nazista e a hashtag #B17.
Ontem (29), o gabinete do reitor Paulo Afonso Burmann publicou nota oficial sobre episódio de racismo.
Nota oficial
“A Universidade Federal de Santa Maria lamenta profundamente o episódio registrado no dia 26 do corrente, em um dos banheiros da instituição, onde foram encontradas inscrições racistas. A instituição declara a toda a comunidade que repudia veementemente qualquer forma de discriminação e intolerância. Racismo e apologia ao nazismo constituem crimes, e o caso já está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).
A UFSM está dando todo o suporte à PF no sentido de colaborar para com a investigação e a identificação dos responsáveis pelo barbarismo registrado. Também estão sendo buscadas possíveis imagens de câmeras de segurança dos corredores nas imediações do banheiro onde foi registrado o fato. Uma vez identificada a autoria, será instaurado inquérito administrativo para a punição dos envolvidos, caso possuam vínculo com a instituição”.
A Polícia Federal (PF) está investigando o caso e já solicitou para a direção do colégio imagens do corredor que dá acesso ao banheiro. Além disto, a tampo do vaso foi apreendida para ser periciada.
O autor da frase poderá responder por injúria racial ou crime de racismo.
Crédito da foto: Valmir Aita / Colégio Politécnico / Divulgação