Desde o retorno presencial de todas as atividades na UFSM e em decorrência de crise econômica em âmbito nacional, o Restaurante Universitário (RU) tem registrado um aumento significativo na demanda por alimentação na Instituição.

O RU integra o Programa de Assistência Estudantil desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e oferece aos alunos e servidores da UFSM a possibilidade de realizar as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). No entanto, o histórico corte de verbas por parte do Governo Federal e o aumento dos preços dos alimentos impacta também no funcionamento do Restaurante e na necessidade de medidas para economia e redução de gastos, a fim de manter o atendimento e a qualidade do serviço prestado.

Uma das iniciativas realizadas pela Direção do RU foi a modificação na forma de agendamento de refeições. Na última semana de abril foi alterado o número possível de agendamentos, que diminuiu de seis para três dias subsequentes, com intuito de diminuir o quantitativo de refeições agendadas e não realizadas pelos usuários. Como resultado, entre a primeira e a terceira semana de aulas presenciais, iniciadas em 11 de abril, houve uma redução de, aproximadamente, 25% para 10% de desperdício de alimentos.

A diretora do RU, Carla Brasil, explica que “Isso é uma estratégia para que a gente consiga conscientizar o aluno que quando ele agenda e não comparece, essa refeição pode ir fora. É extremamente importante salientar isso, ainda mais quando a gente está falando em torno de 1100 cafés da manhã, 6000 almoços e 2300 jantares [por dia]’’, salienta Carla.

No momento, as taxas de refeições não comparecidas estão assim: 30% para o café da manhã (equivalente a 360 cafés), 10% para o almoço (equivalente a 600 almoços) e 25% para o jantar (equivalente a 575 jantares). Considerando os números ainda significativos, a diretora do RU destaca a importância de somente agendar refeições quando há a certeza de que ela será efetivada e de sempre disponibilizar aquelas que não serão comparecidas, por meio do aplicativo UFSM Digital, ou pelo Portal do Aluno. É responsabilidade de toda comunidade acadêmica ter consciência ao realizar o agendamento das refeições. Através do Portal, também é possível consultar o cardápio da semana inteira.

 

Fonte: Agência de Notícias/UFSM/Divulgação

Foto: UFSM/Divulgação