A Prefeitura de Santa Maria reuniu-se com órgãos de segurança na tarde desta quinta-feira (5) para acertar os detalhes para a edição 2020 da Calourada Segura, que vai ocorrer do dia 9 até o dia 13 de março na Praça Saturnino de Brito, no Centro.

“O papel da Prefeitura é colaborar com os órgãos de segurança. Há quatro anos, com essa ação conjunta, registramos redução nos casos de violência durante a festa de recepção dos calouros que tradicionalmente ocorre na Praça Saturnino de Brito”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

De acordo com a Guarda Municipal, em média, cerca de 3 mil a 8 mil pessoas se reúnem na praça, diariamente, ao longo dos cinco dias de festa de recepção dos calouros das instituições de ensino superior da cidade. Essa quantidade de público demanda estratégias de segurança que garantam a integridade de quem estiver festejando bem como a tranquilidade de quem mora nos arredores.

“Policiais Militares vão circular, por noite, pelas ruas do entorno da praça e arredores. Haverá efetivo a pé, com cavalos e em motocicletas. Orientamos que a população evite situações que a deixe vulnerável: não se pôr em situações de risco como, por exemplo, andar sozinho, desatento, em locais com pouca iluminação ou manuseando o aparelho celular”, disse o tenente-coronel Cleberson Braida Bastianello, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).

Uma das novidades da edição deste ano será o uso de um helicóptero equipado com um holofote. De propriedade da Brigada Militar, ele vai sobrevoar a área de forma a monitorar o evento. A já tradicional central de monitoramento também será instalada no local. A área de cobertura do monitoramento vai aumentar, pois essa central estará ligada ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), espaço que tem acesso a 691 câmeras instaladas em 146 localidades diferentes da cidade. Só na praça, serão 16 câmeras a mais.

“Na última edição, esse esforço foi recompensado não havendo registro de ocorrências graves. A Guarda Municipal monitorava a movimentação de quem estava comemorando na praça. A Brigada Militar prestava o apoio aos agentes e a Polícia Civil auxiliava no monitoramento e encaminhamento de ocorrências. As câmeras facilitavam, e muito, o trabalho. Vamos repetir o resultado neste ano”, disse o titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz.

A PRF vai atuar no local com policiamento ostensivo (nas ruas). Já a Polícia Federal, estará disponível em regime de plantão. Ao final da noite, por volta das 23h, os Guardas Municipais começarão a abordar as pessoas que estiverem na festa para reduzirem o barulho e liberarem as vias. A ideia é que, até a 1h, os festejos no local já estejam encerrados.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação