Com o auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) lotado, foi aberta na noite desta quarta-feira (11) a Festa Literária de Santa Maria (Flism).
O responsável por começar as celebrações foi o contista, romancista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras e vencedor do Prêmio Jabuti. Mediada pela professora Raquel Trentin Oliveira, a fala de Brandão foi intitulada como “com as manhas que meus professores me ensinaram foi fácil ser escritor” ou “como quase me casei e fiquei em Santa Maria”. Na mesma ocasião, houve o lançamento de um livro de sua autoria, “Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela”.
A Flism segue com a programação recheada até esta sexta-feira (13). Você pode conferi-la clicando aqui. A entrada é de graça e o evento conta com painéis, sessões de autógrafos e presença de autores e editoras parceiras. O evento tem, ainda, apoio do edital “Apoio à Produção Artística e Cultura de Santa Maria” e é promovido pelos professores Raquel Trentin, Enéias Tavares e Gérson Werlang.
Conforme a organização, as atividades buscam incentivar o prazer de ler e de conhecer autores. Na edição deste ano, os painéis destacam escritores como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Jack Kerouac e Arthur Conan Doyle. Ainda, a Flism promove discussões sobre literatura de autoria feminina, santa-mariense e fantástica.
Nesta quinta-feira (12), dois livros de poemas serão lançados na Cesma. As obras “Oficina de Pardais” e “Todos os Pardais do Mundo” serão lançadas às 18h. O primeiro tem autoria de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes e integra um projeto social desenvolvido pelo escritor Márcio Grings. Já o segundo é um conjunto de 260 haicais (técnica literária japonesa) assinado, também, por Grings.
A secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Marta Zanella, esteve presente representando o prefeito Jorge Pozzobom.
O edital
O edital “Apoio à Produção Artística e Cultura de Santa Maria” tem por objetivo a seleção de projetos culturais com a finalidade de fomentar a economia cultural local e incentivar artistas, grupos e produtores culturais. A seleção final definiu 19 projetos selecionados, sendo 13 por áreas (Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Cultura Digital; Cultura Popular; Cultura Viva; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Música; Teatro; Tradição e Folclore; Patrimônio Histórico e Cultural) e outros seis na classificação geral, em um valor de R$ 187,5 mil em recursos.
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura