Até domingo (30), uma experiência sonora e performática vai reverberar por diversos espaços culturais de Santa Maria. É o “Tambor que habita meu peito”, realizado pelo Programa de Extensão em Percussão (Pepeu) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob coordenação do professor José Everton Rozzini. Atuante, o Pepeu já se apresentou em Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e no Festival Internacional da Música de Londrina (PR), além de percorrer o interior do Rio Grande do Sul.
O ponto alto da programação é o “PsicoTambor”, que acontece no sábado (29), a partir das 10h, quando integrantes de escolas de samba e grupos de percussão vão percorrer o Calçadão Salvador Isaia, a partir da Rua Floriano Peixoto, até a Praça Saldanha Marinho. No local, o cortejo será recebido pelo Pepeu, para uma grande apresentação no palco.
A programação encerra no domingo (30) com um encontro de baterias e apresentação da Orquestra Pepeu e convidados, com entrada franca, durante o Viva o Campus, na UFSM.
O projeto “Tambor que habita meu peito” faz parte das comemorações de cinco anos do Programa de Extensão em Percussão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), formado por alunos da instituição de ensino e por pessoas da comunidade que se encontram, semanalmente, em torno da música percussiva, desenvolvendo ritmos como baião, maracatu, samba, batuque e outros estilos.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria