A Prefeitura de Santa Maria confirma o 27º óbito em decorrência do novo coronavírus no Município, ocorrido em 3 de agosto e comunicada à Vigilância em Saúde nesta sexta-feira (7).

Trata-se de um idoso, de 97 anos, morador de uma instituição de longa permanência para idosos de Santa Maria, com registro de doença cardíaca crônica. Em 23 de julho, ele teve a confirmação do diagnóstico positivo para Covid-19, e não foi encaminhado para atendimento em hospital.

A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, esclarece que, assim como em outros lares que abrigam idosos, realiza acompanhamento frequente junto à instituição desde o início da pandemia com o envio de orientações e recomendações de órgãos institucionais. Desde o mês de março, são mantidos monitoramentos, via telefone, com o responsável técnico do abrigo, conforme orientação de decretos estaduais.

Em maio, foi enviado ao lar a portaria estadual que estabelece o Plano de Contingência da Covid-19 para Instituições de Longa Permanência de Idosos. Desde então, o Plano vem sendo analisado, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Por causa de notificações à Prefeitura, em 21 de julho, foram requeridas adequações no Plano de Contingência do lar de idosos e, em 25 de julho, a Vigilância em Saúde verificou o atendimento das adequações requeridas.

Todos os idosos abrigados e os profissionais que atuam na instituição foram testados. Ao todo, 11 idosos e três profissionais da saúde testaram positivo para Covid-19 e seguem sendo acompanhados.

O caso será incluído no Boletim Epidemiológico a ser atualizado nesta sexta-feira.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: PMSM/Arquivo