Como parte da programação do Mês do Esporte, Santa Maria sediou, na quarta-feira (11), a conferência regional para o Plano Estadual do Esporte e Lazer. Coordenada pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, a iniciativa ocorreu no Hotel Itaimbé. A organização dos convidados foi feita pela Prefeitura. Essas conferências têm ocorrido em diversas cidades do Rio Grande do Sul para que seja construído um plano com metas e diretrizes para os próximos 10 anos.
Na ocasião, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, o secretário adjunto, Daniel Mussi, e a coordenadora da assessoria técnica da pasta, Carla Pretto, apresentaram ideias e projetos que devem constar no plano a ser enviado para a aprovação da Assembleia Legislativa até outubro deste ano. Entre os aspectos abordados pelas autoridades, estão a maior inserção do esporte na educação básica, o esporte e o lazer como formas de promoção da saúde e programas de incentivo à formação de atletas em variadas modalidades esportivas.
O prefeito Jorge Pozzobom participou do encontro e reconheceu a importância da iniciativa do governo do Estado. O chefe do Executivo Municipal também elogiou o trabalho desenvolvido pelo ex-goleiro Danrlei à frente da secretaria.
“Há muito tempo, eu gostaria que se tornasse obrigatório que toda escola construída tivesse uma quadra poliesportiva. E isso é algo que esse plano vai buscar. O plano não é meu ou do Danrlei. O plano é nosso. Em Santa Maria, sempre incentivamos essa iniciativa por meio da promoção de construção e reformas de quadras em escolas, o que já está saindo do papel, como na escola Perpétuo Socorro, que já está com a ordem de serviço assinada”, afirmou Pozzobom.
O evento
A intenção da interiorização do debate do Plano Estadual do Esporte e Lazer é ouvir sugestões dos gestores e dos profissionais ligados à área.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, relembrou a trajetória dele como atleta e os ensinamentos trazidos pelo esporte.
“Sei da importância do trabalho a longo prazo. Muitas vezes, no esporte, é cobrado rendimento para, depois, vir o investimento. Essa é uma oportunidade para quebrarmos esse paradigma. Santa Maria está de portas abertas para o desenvolvimento das atividades esportivas. Aqui, o esporte tem valor”, reforçou o secretário.
Danrlei aproveitou a oportunidade para apresentar tudo o que já foi feito na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer sob a gestão dele, porém, mais do que isso, ele apontou os objetivos para o futuro.
“A missão que me foi dada é transformar o esporte do Rio Grande do Sul. Na visão do governador Eduardo Leite, o esporte estaria estagnado. E o trabalho que é desenvolvido é muito importante para atingirmos o nosso objetivo, já que muitas decisões de Santa Maria são seguidas por outras cidades da região”, destacou Danrlei.
Foram convidados a participar da conferência gestores de prefeituras de outras 33 cidades da região central do Estado e representantes de cursos de Educação Física de faculdades e universidades de Santa Maria. O vereador Givago Ribeiro e integrantes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer também estiveram presentes.
PLANO ESTADUAL DO ESPORTE E LAZER
Objetivo do projeto:
Criar um Plano Estadual subsidiado por uma lei que estabelecerá diretrizes de incentivo e promoção ao esporte e lazer, bem como estruturar um Plano de Implementação a ser executado até outubro de 2022
Eixos nos quais o plano estará baseado:
Educacional – Garantir o acesso à prática e à cultura da Educação Física e do esporte nas escolas da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens
Saúde e Lazer – Incentivar a prática de atividade física e do esporte de forma a promover hábitos saudáveis que contribuam para a saúde e qualidade de vida dos jovens, adultos e idosos
Rendimento – Promover o esporte de rendimento desde a base até as categorias de alto rendimento
Entregas:
Fase 1 – Elaboração do Plano Estadual do Esporte e Lazer (até outubro de 2021)
Fase 2 – Aprovação da Lei Estadual do Esporte e Lazer (até dezembro de 2021)
Fase 3 – Criação do Plano de Implementação (até outubro de 2022)
Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação
Fotos: Alex Caceres/PMSM/Divulgação