A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde do Município, confirmou no final da semana passada 51 casos de dengue em Santa Maria. Desses, 49 são autóctones (contraídos no Município onde a pessoa vive) e dois são importados. Até a última quinta-feira (23), todos os pacientes apresentavam sintomas leves da doença e são monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência. Além disso, há 57 casos suspeitos de infecção pelo mosquito Aedes aegypti.

“Estamos realizando ações complementares com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). São trabalhos de bloqueio vetorial e de aplicação de inseticida nos bairros Nova Santa Marta e Rosário, em cerca de 30 quadras de cada bairro onde foram identificadas pessoas com dengue, e que seguirão ocorrendo. Além disso, seguimos com os trabalhos investigatórios, indo de casa em casa para eliminar criadouros do mosquito”, explica Denoid Mezeck, coordenador técnico de campo da Vigilância Ambiental em Saúde.

Nesse sentido, 8 novos agentes de saúde e de vigilância ambiental já estão atuando no combate ao mosquito da dengue. Outros sete ainda devem se apresentar nos próximos dias. Toda a força-tarefa que vem sendo realizada pela Prefeitura de nada adianta se houver falta de cuidados por parte da população. A principal recomendação é nunca descuidar da limpeza de pátios e de locais públicos.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

Evite o mosquito da dengue:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;

– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;

– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;

– Mantenha tampados tonéis e barris de água;

– Guarde garrafas de cabeça para baixo;

– Recolha seus resíduos;

– Use repelente;

– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);

– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação