Santa Maria é considerada infestada pelo mosquito Aedes aegypti desde abril de 2013. Porém, todos os casos até o fim de fevereiro deste ano eram importados, ou seja, adquiridos fora do Município. Mas agora a situação é preocupante, conforme a Prefeitura, já 101 casos confirmados de dengue, sendo 99 casos autóctones, que caracteriza a circulação viral, e dois casos importados. Além disto, há quatro casos confirmados de zika.
Para tentar frear o aumento da dengue na cidade, o prefeito Jorge Pozzobom pretende contratar emergencialmente 15 agentes de endemia e dois profissionais da saúde. O assunto foi tratado nesta quarta-feira em uma reunião na Secretaria da Saúde junto com representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
“O número de pessoas infectadas reflete, justamente, o trabalho intenso que as nossas equipes estão realizando. Não estamos medindo esforços para combater, também, a dengue em nosso Município. E contamos com a colaboração de todos os santa-marienses”, afirmou o prefeito.
Ações para conter a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) realiza trabalhos de bloqueio vetorial e de aplicação de inseticida. No começo desta semana, foi realizada a terceira aplicação espacial de inseticida no Bairro Salgado Filho. No total, 30 quarteirões receberam a iniciativa.
“Trata-se de um trabalho orientativo, de tratamento químico nos focos, encaminhamento para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de pessoas com sintomas, entre outras iniciativas no sentido de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, explica o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.
Na tarde desta quarta-feira (13), a Vigilância em Saúde recebeu as confirmações de exames de pacientes que apresentaram sintomas de zika. Ao todo, quatro pessoas estão com a doença causada pelo mesmo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Elas são moradoras dos bairros Nossa Senhora das Dores (2 casos), Nova Santa Marta (1) e Tancredo Neves (1).
*Com informações da Prefeitura
Crédito da foto: Prefeitura/Arquivo