Os contribuintes que optaram por quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 pelo parcelamento devem ficar atentos ao calendário, pois a segunda parcela tem vencimento na próxima quarta-feira (10). O valor do IPTU é fundamental para o orçamento do Município, e a arrecadação é essencial para o pleno desenvolvimento da cidade.
Devido à pandemia de coronavírus, o atendimento presencial é restrito na Prefeitura. Caso o contribuinte ainda não tenha recebido o carnê, é possível fazer a emissão online pelo site da Prefeitura.
A recomendação aos contribuintes que têm dúvidas é fazer contato pelos telefones (55) 3921-7078 e (55) 3921-7209. Também é possível enviar e-mail para os endereços eletrônicos [email protected] ou [email protected] com as dúvidas e o número do cadastro do imóvel. Caso seja constatada a necessidade, um atendimento presencial poderá ocorrer depois dessas etapas.
A fim de agilizar o atendimento e seguir as recomendações sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19, a Prefeitura adota novas medidas. As iniciativas se dão, principalmente, porque a maioria do público que solicita atendimento presencial é idoso. Os contribuintes que necessitam se deslocar até a Prefeitura somente para a aquisição da guia do IPTU 2021 terão entrada pela lateral da sede do Centro Administrativo, que fica na Rua Dr. Pantaleão, das 7h30min ao meio-dia.
ARRECADAÇÃO
No dia 20 de janeiro, se encerrou a oportunidade de pagar o imposto em cota única e com desconto. Na mesma data foi o vencimento da primeira parcela do IPTU. Conforme a Secretaria de Finanças, na primeira etapa, o Município arrecadou cerca de R$ 33,1 milhões, o equivalente 51% do total lançado para o Imposto Predial e Territorial Urbano 2021.
CALENDÁRIO IPTU 2021
10 de fevereiro de 2021
– Data de vencimento da segunda parcela
INFORMAÇÕES
– Se o contribuinte não recebeu a guia pelos Correios, deve fazer a emissão no site da Prefeitura. Basta inserir o número do cadastro do imóvel
– Caso a pessoa não tenha esse número, deve solicitar a guia por telefone ou e-mail: (55) 3921-7078, (55) 3921-7209, [email protected] ou [email protected]. Basta informar o número do CPF ou o nome do proprietário do imóvel
– A guia, então, será enviada por e-mail ou o cidadão poderá fazer a retirada do impresso na sede do Centro Administrativo, após contato por telefone ou e-mail
– Em caso estritamente necessário, o atendimento presencial se dará na entrada lateral da sede do Centro Administrativo, pela Rua Dr. Pantaleão, das 7h30min ao meio-dia
Fonte: assessoria de imprensa da PMSM
Foto: SM24Horas/Arquivo