A Prefeitura intensificou a Patrulha da Solidariedade na noite desta quarta-feira (28), que registrou temperaturas muito baixas em Santa Maria. Ao todo, foram feitas 20 abordagens, com o encaminhamento de seis pessoas em situação de rua para casas de passagem. Um dos acolhidos pôde levar seus dois cães para uma das instituições. A iniciativa segue até sexta-feira (30).

Um dos moradores de rua levou junto seus dois cães. Fotos: Guilherme Scapin Borges/PMSM/Divulgação

“Quem aceitou ir para as casas de passagem teve o encaminhamento correto, mas não podemos obrigar ninguém. Para aqueles que não quiseram ir, foram entregues cobertores para ajudar a amenizar o frio. Esta primeira noite de ação teve bom resultado, com um terço de aceitação ao convite”, reforça o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.
As abordagens da Patrulha da Solidariedade ocorreram nos bairros Centro, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário e Camobi, em locais que, com frequência, registram permanência de pessoas. A equipe também recebia as localizações via chamados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A ação ocorreu das 19h às 22h30min.

DOAÇÕES

A Patrulha da Solidariedade seguirá nesta quinta (29) e sexta-feira (30), das 19h às 22h. Para oportunizar melhores condições para as pessoas em situação de rua, o Executivo Municipal solicita a ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e outros itens. Os donativos vão auxiliar as pessoas a se acomodarem nas casas de passagem durante a noite. Assim, itens de higiene pessoal, roupas de cama e agasalhos são muito bem-vindos.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho, que vai até este sábado (31). O CDM também passa a ser a central de recebimento dos donativos para a Patrulha da Solidariedade.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203.

A Patrulha da Solidariedade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Ciosp e do Gabinete de Governança.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM