Integrantes de novos grupos prioritários serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (31), conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). Em função do avanço na aplicação de primeiras e segundas doses, de forma concomitante, os professores e os trabalhadores da educação serão contemplados. A confirmação foi dada pelo prefeito Jorge Pozzobom no final de semana. Durante live em conjunto com a secretária de Educação, Lúcia Madruga, e o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, foi emitido o serviço da ação.

“A terça-feira (1ª) será o ‘Dia Mundial da Educação’. É um trabalho que não é de agora. É desde o momento em que tivemos a confirmação de recebimento das vacinas nos municípios. Ainda em janeiro, fomos até o governo do Estado e pedimos a priorização da vacinação dos professores e, agora, estamos recebendo esse retorno com imensa alegria”, explicou Pozzobom.

Professores e trabalhadores da Educação Infantil e dos ensinos Médio e Fundamental das redes pública e privada receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (1º). Os profissionais poderão se dirigir a um dos cinco locais disponíveis com os documentos exigidos. Confira aqui a Agenda de Vacinação.

“O cuidado com as pessoas que trabalham com a educação é algo que começou ainda em 2017 com a valorização da categoria. Durante a pandemia, tivemos um trabalho árduo de compartilhamento de ensinamentos e agradecemos as iniciativas de todos. Agora, isso culmina com a vacinação dos professores e dos demais trabalhadores, que é um ponto de partida para a retomada de todos em sala de aula com segurança”, reforçou a secretária de Educação, Lúcia Madruga.

Continuidade das ações

A possibilidade de vacinar professores e trabalhadores da educação é amparada pelo Ministério Público e pela Secretaria Estadual da Saúde. Isso se dá em função de as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente já estarem sendo contempladas com a vacina em Santa Maria. Até este sábado (29), já foram aplicadas 122.802 doses.

Neste sábado, 1.283 pessoas foram vacinadas. Ainda nesta próxima semana, as pessoas em situação de rua e da população privada de liberdade serão vacinadas.

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: Guilherme Scapin Borges/PMSM/Divulgação