A Prefeitura de Santa Maria decretou, na sexta-feira (28), luto oficial de um dia pelo falecimento do escritor Humberto Gabbi Zanatta, 70 anos. Ex-secretário de Cultura do Município entre 2004 e 2008, Zanatta também foi vereador na 10ª Legislatura, de 1989 a 1992. O também jornalista, advogado (ambas formações pela Universidade Federal de Santa Maria) e sociólogo morreu nesta sexta-feira, às 16h15, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. O sepultamento será neste sábado, no Cemitério Ecumênico Municipal, às 16h. O velório ocorre na Câmara de Vereadores.

Referência na Cultura santa-mariense e gaúcha, Zanatta foi, em 2009, patrono da Feira do Livro de Santa Maria e, em 2003, patrono da Feira do Livro Infantil de Santa Maria.  O escritor deixa dezenas de obras individuais e mais outras tantas coletivas publicadas, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil, além de músicas nativistas.

Natural de Taquaruçu do Sul, nasceu em 25 de julho de 1948, sendo que, aos dois anos, mudou-se para Santa Maria. Devido sua contribuição à Literatura, também foi patrono de outras feiras, como nas cidades de Cacequi, São Sepé e Júlio de Castilhos. Em 1977 foi o vencedor na categoria Conto, do Concurso Literário Felippe D’Oliveira. O escritor é patrono da cadeira número 06 da Academia Santa-mariense de Letras.

Zanatta deixa a esposa Eunice e cinco filhos: Daniel, Bethânia, Diovanna, Bruno e Carolina.

 

 

 

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria

Crédito da foto: Arquivo pessoal/Reprodução