Uma mobilização dos servidores estaduais da Segurança Pública de Santa Maria está ocorrendo na tarde desta terça-feira (22) na Praça Saldanha Marinho, no Centro da cidade. O protesto é contra o projeto de Reforma Administrativa do governado Eduardo Leite, que deverá ser enviado nos próximos dias para a Assembleia Legislativa.
Segundo Pablo Mesquita, secretário-geral do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia-RS (UGEIRM), esse é o segundo ato que ocorre no interior do Estado.
“O primeiro foi em Pelotas, hoje está sendo em Santa Maria e nos próximos dias vamos percorrer outras cidades. No dia da votação do projeto na Assembleia, em Porto Alegre, vamos ter uma grande mobilização dos servidores estaduais. Nossa principal luta é contra a redução salarial e o fim da nossa aposentaria especial”, ressalta Mesquita.
Os servidores tentam evitar medidas, que incluem a extinção dos avanços por tempo de serviço, o fim da incorporação de funções gratificadas à aposentadoria, aumentos de alíquotas previdenciárias, entre outras mudanças.
O ato conta com a participação da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, IGP e SUSEPE e reúne aproximadamente 500 pessoas na Saldanha Marinho puxadas por um caminhão de som.