Uma força-tarefa coordenada pela Prefeitura, com Defesa Civil, equipes das secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Públicos, Guarda Municipal, além de Bombeiros e Brigada Militar, trabalha desde o início da noite deste domingo (27), para atender as ocorrências e as famílias que foram atingidas e tiveram problemas com a chuva. Números atualizados pela Defesa Civil do Município às 11h desta segunda-feira (28), indicam que já foram entregues 350 metros de lona e atendidas 34 famílias que tiveram as casas destelhadas. Nenhuma pessoa está desalojada ou desabrigada.

Conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os ventos que atingiram Santa Maria chegaram até 118 Km/h. Pelo índice pluviométrico, nas últimas 12h choveu em Santa Maria em torno de 63 milímetros. A Região Oeste foi a mais atingida, principalmente os bairros Tancredo Neves e Pinheiro Machado, que seguem sem luz e sem água. Há ocorrência de estragos em praticamente toda a cidade.

Na Rua Appel, um poste caiu e bloqueou a via. Foto: Arquivo pessoal

Ruas bloqueadas 

Houve três feridos leves no Bairro Carolina atendidos pelo Corpo de Bombeiros após a queda de uma árvore na residência. Já há registro de 70 árvores caídas em vias públicas, muitas delas energizadas. Por isso, é preciso muita atenção dos motoristas e pedestres aos bloqueios: Rua Riachuelo, quase esquina com a Rua Tuiuti, no Centro; Rua Tuiuti, quase esquina com a Rua Appel, no Bairro Nossa Senhora de Fátima; Rua Pernambuco, Avenida Vasco da Cunha, e Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, esquina com a Rua Vereador Antenor Pereira da Rosa, no Bairro Pinheiro Machado; e Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves.

Trecho na Rua José Forgiarini está bloqueado após queda de poste. Fotos: PMSM/Divulgação

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalham na retirada de árvores e galhos caídos na Praça dos Bombeiros e no Parque Itaimbé, e ao longo das avenidas Liberdade e Medianeira. No Cemitério Ecumênico Municipal, um tapume foi danificado com a força do vendaval. No distrito de Boca do Monte, os fortes ventos destelharam parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Hundertmark.

Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Hundertmark ficou destelhada após temporal.

Solicitações de lonas, informações sobre árvores caídas e sobre casos de emergência devem ser feitos através dos seguintes contatos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp):

Guarda Municipal
153

Defesa Civil
(55) 99110-7940 (WhatsApp)

Ciosp
(55) 3921-7091
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM