Desde que a pandemia começou, em março do ano passado, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria tem atendido pacientes suspeitos e confirmados com covid. A instituição responsável por acolher, estabilizar e direcionar os pacientes para internação em hospitais de referências, também trabalhou, em vários momentos, como se fosse um hospital de alta complexidade quando precisou entubar pacientes na unidade por conta da lotação e falta de capacidade de atendimento das UTIs na cidade e região.

Hoje, a UPA comemora o marco de 15 dias sem registro de óbitos na instituição por casos de covid-19. Além disso, é notória a diminuição de atendimentos de pacientes suspeitos ou confirmados na instituição.

A administradora da UPA, Manuela Trevisan, enfatiza que, desde o começo da pandemia, em março de 2019, esse é o primeiro momento em que os atendimentos tiveram uma baixa expressiva.

“Esse é o momento em que registramos menos atendimentos de pacientes suspeitos ou confirmados com covid. Nosso sentimento como equipe é de dever cumprido ao anunciar que há 15 dias não registramos nenhum óbito por covid aqui na UPA”, comemora a administradora da Upa na cidade.

O último óbito registrado na instituição foi dia 12 de julho, a direção da UPA acompanha de perto os dados em relação aos atendimentos e óbitos na instituição e atribui a dedicação da equipe as vitórias em relação a covid.

DIMINUIÇÃO NO NÚMERO DE ATENDIMENTOS

Atendimentos UPA de 01/06/2021 até 27/06/2021 foram 4.991 atendimentos destes 2.762 atendimentos eram Suspeitos e confirmados de Covid.

01/07/2021 a 27/07/2021 foram 4.298 atendimentos destes 1.334 atendimentos eram de suspeitos ou confirmados de Covid.

 

*Com informações da assessoria de imprensa da Sefas

Fotos: Sefas/Divulgação