Política

AA sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira (04) foi por marcada por manifestações e confusões em Santa Maria. O protesto aconteceu em razão da votação de uma moção de apoio  ao projeto Escola Sem Partido, que tramita na Câmara de Deputados, e foi proposta pelo vereador João Kaus (MDB).

Professores  e estudantes estiveram na Câmara para manifestarem contrariedade a proposta de Kaus. Com gritos, vaias e invasão do Plenário por parte dos manifestantes a sessão precisou ser interrompida e a votação adiada para quinta-feira. Houve troca de empurrões entre manifestantes e seguranças do Legislativo. No vídeo abaixo, um manifestante tenta ser controlado por dois seguranças do Legislativo e, após, aparece empurrando o vereador Daniel Diniz (PT) no rosto.

“Respeito todo tipo de manifestação, desde que em primeiro lugar a democracia seja respeitada.  Ontem, tentei intervir para acalmar os ânimos e acabei sendo empurrado fortemente no rosto, mas não vou registrar boletim de ocorrência porque o cidadão me procurou e disse que não foi intencional, porém repudio o ato dele e qualquer ato de violência”

A votação entrará novamente na pauta nesta quinta-feira (06), às 15h.

“Vamos reforçar a segurança da Casa e serão distribuídas 80 senhas, 40 para quem é favor e 40 para quem é contra a moção”, explicou o presidente interino da Câmara, o vereador Adelar Vargas (MDB).

A segurança deverá ser formada pela Guarda Municipal e Brigada Militar.

O que é uma moção de apoio?

Moções de Apoio ou Reprovação é quando se trata de opinião do órgão sobre determinada questão, especialmente aquelas relacionadas com a temática da comunicação pública e assuntos correlatos, não tendo nenhum caráter administrativo.