A Prefeitura de Santa Maria estará representada em uma missão de agentes públicos e privados na busca de desenvolvimento na Europa. Neste sábado (12), o vice-prefeito Rodrigo Decimo embarca para Barcelona, na Espanha, onde, junto a uma comitiva brasileira, participa do Smart City Expo World Congress 2022 – o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, em português. Além disso, o grupo fará uma série de visitas a empresas ligadas ao setor da indústria, do transporte urbano, de telecomunicações e de tecnologias digitais, entre outras. A missão se estende até a sexta-feira (18).

“Santa Maria está em um processo evolutivo para se tornar uma cidade inteligente, o que não significa apenas acesso e uso de novas tecnologias. Estamos falando de uma cultura em transformação. O próprio Distrito Criativo Centro-Gare é uma proposta que conversa muito com o conceito de cidades inteligentes, pois é um ambiente que busca a inclusão e a interação entre as pessoas, de uma forma sustentável e criativa”, explica Rodrigo Decimo.

O vice-prefeito será o único representante de Santa Maria. Do Rio Grande do Sul, também irão o presidente de Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, e o diretor de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos. Eles serão recepcionados pelo engenheiro de telecomunicações e doutor em ecossistemas de inovação Josep Miguel Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona, um parque de inovação de aceleração de serviços para startups (empresas iniciantes).

Em resumo, o objetivo da missão é promover a cooperação científica, tecnológica e empresarial da região da Catalunha, na Espanha, e o Brasil, em áreas estratégicas. No material enviado aos participantes da comitiva brasileira, Piqué garante que Barcelona é um “case a ser vivenciado”, já que, segundo ele, o 22@ – o distrito criativo da cidade – representa um marco na transição para uma nova era do conhecimento, na qual “inovação e tecnologia são os grandes propulsores no desenvolvimento da cidade e das vidas dos seus cidadãos”.

“O conceito Smart City (cidade inteligente) deixou de ser uma tendência e passa a ser a visão estratégica das cidades do futuro e dos governantes que avançam em direção ao uso mais racional e eficiente dos recursos naturais, humanos e financeiros, objetivando uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos”, comentou o anfitrião.

Smart City Expo World Congress 2022

De acordo com a organização do Smart City Expo World Congress 2022, o evento contará cum público estimado de 24 mil visitantes, de 700 diferentes cidades, mais de 1.000 expositores e 400 palestrantes, alcançando pessoas de 140 países. A expectativa é que a semana seja recheada de encontros entre gestores públicos, empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas nas palestras e visitas guiadas.

A primeira atividade prevista para depois da recepção será na Câmara de Comércio de Comércio Brasil – Catalunha, na tarde de segunda-feira (14). Na ocasião, serão abordadas práticas de gestão inteligente e oportunidades de negócio, entre outros temas voltados a soluções de demandas da população.

Na lista de empresas a serem visitadas nos dias subsequentes, estão a Indra, multinacional espanhola que oferece serviços de consultoria em transporte, defesa, energia, telecomunicações, serviços financeiros; a Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), que conta com serviços de ônibus urbano e metrô; a Tersa, especializada em gestão de serviços ambientais; a Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, de mobilidade sustentável no setor ferroviário; a Dfactory, de promoção e apoio aos desenvolvimento da indústria 4.0 (de automação e dados); a Port de Barcelona, dedicada aos portos; e a Tech Barcelona, associação privada que trabalha para fortalecer a cidade catalã no cenário digital e tecnológico internacional. Algumas dessas agendas têm horários semelhantes e, portanto, os gestores optarão por uma em detrimento da outra.

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação

Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação